segunda-feira, 11 de junho de 2012

MAIS SOBRE FINAL FANTASY-IX

                       MAIS SOBRE FINAL FANTASY-IX

Plataformas: Playstation
Lançamento Japonês: 2000 (7 de julho)
Lançamento Americano: 2000 (14 novembro)
Desenvolvido ao mesmo tempo em que o oitavo o jogo e por outro estúdio da Square, FFIX quase não recebeu o nome “Final Fantasy”. FFIX traz de volta Amano como Caracter Design e apostando na antiga mitologia dos primóridos da Square revivendo a nostalgia dos rpgs medievais, um dos exemplos disso são figuras como o antológico Mago Negro na forma de Vivi Ornitier. Final Fantasy IX trouxe de volta elementos que já estavam na saudade de muitos fãs da série como os personagens em SD. Quem conheceu FF na série Playstation costuma considerar esse o FF mais fraco, mas os fãs de longa data puderam reviver o ambiente medieval em gráficos completamente 3D.

O sistema do jogo é bastante simples, com alguns elementos de Final Fantasy IV perceptíveis. Uma das inovações seria a combinação de ataques entre o personagem Vivi e Steneir, fazendo ataques mágicos de espada. As magias de Black Mage de Vivi atingiam a espada de Steneir provocando um poderoso ataque mágico. A única coisa ruim do jogo talvez seja o fato de que, se você quer um personagem black mage, você TEM que usar o Vivi, ou um Dragooner, tem que ser Freya. A customização de personagens fica bastante limitada. No entanto as combinações das habilidades podem fazer cada personagem ser único. Você podia comprar armas nas lojas, ou fazê-las através de itens, igual a FFVIII. Cada arma tinha habilidades dentro dela que poderiam ser ganhas conforme você lutava. Após adquirir a habilidade, você poderia usá-la sem precisar da arma.

O sistema de Limit Break deu espaço ao Trance, é quase a mesma coisa, com a diferença de que seu personagem ganhava uma cor meio rosada, e suas roupas enrijeciam. Como chapéu de Vivi caído ficava err.... duro... 

Ele trouxe outra inovação o Active Time Events, ATE. Com isso você podia ver o que estava acontecendo com outro personagem enquanto acontecia algo ao mesmo tempo com o personagem pricipal. É bastante interessante, mas meio inútil, tirando as situações cômicas dos personagens muitas vezes em que se podia vê-los, uma vez que a maioria dos ATE eram opcionais.

Havia também um sidequest bem maluco, o Mognet, você servia de carteiro para os Moogles que supostamente já eram carteiros. É uma side quest do jogo para aqueles que adoram ficar horas para completar tudo do jogo, esse era um dos desafios, encontrar todos os mogs e entregar suas cartas. 

Final Fantasy IX apela principalmente para a platéia nostalgica, que reconhecerá diversos temas antigos da série (moogles, magia azul, magos brancos e negros, ambiente medieval, entre tantos outros).

Sem uma campanha de marketing forte FFIX teve um desempenho fraco nas vendas. O lançamento do esperado Dragon Quest VII pode também ser considerado uma das razões de 'apenas' dois milhões de unidades vendidas. Mas a verdade é que a Square não queria um sucesso de vendas nem impressionar os jogadores como fez com FFVII e FFVIII. FFIX foi um “presente” aos fãs por parte da Square, um projeto que acabou indo para frente por diversas circustancias, levando o nome Final fantasy, e se despedindo da era 32 bits. 

O game conta a história de Zidane, um ladrão do grupo Tantalus que trabalha para o Reino de Lindblum.

Junto com o seu grupo, Zidane recebe a missão de capturar a princesa Garnet do Reino de Alexandria. No entanto, capturá-la não chega a ser uma tarefa complicada porque Garnet está tentando fugir do castelo.

Ao lado da princesa temos Steneir, o fiel cavaleiro. Depois se juntam ao grupo o Black Mage Vivi que busca respostas de sua origem, a White Mage e Summoner Eiko, e ainda Amarant, Quina e Freya. Dessa vez o vilão é Kuja, um aliado da rainha de Alexandria e mãe adotiva de Garnet que buscam o controle total dos reinos.

Na medida em que o jogador avança no jogo, Zidane descobre sua origem e a raíz do mal no mundo, na forma de Kuja. Ele estava manipulando a rainha para destruir não apenas Zidane, mas todo o planeta, para que assim pudesse acabar com os planos bastante maníacos de seu criador Garland.
Semelhante a FFVII e FFVIII, FFIX também seria relançado para o Ps2, mas como já dito, o projeto foi engavetado.
 

Zidane Tribal
Sexo: Masculino
Idade: 16 anos
Classe: Ladrão
Arma: Adaga

Zidane pode ser definido como um mulherengo. Durante o jogo ele cantará a maior parte das mulheres que conhece. Mas assim que vê Garnet, acaba sentindo algo especial por ela, algo que ele tenta esconder com cantadas baratas. Apesar disso é um cara positivo, que está sempre animando a equipe e querendo fazer o bem acima de tudo. A princípio, ele parece um cara normal, mas durante o jogo ele vai descobrindo a sua origem - de onde veio, como nasceu e com que propósito.







Garnet Til Alexandros (Dagger)
Sexo: Feminino
Idade: 16 anos
Classe: Summoner
Arma: Staff/Rod
Garnet é a princesa do Reino de Alexandria, e a única herdeira do trono. Sua mãe é a Rainha Brahne (a responsável pelo começo da bagunça). Ela começou a estudas os Eidolons muito nova, com a ajuda de seu professor Doutor Tot, mas esperava não ter de usá-los para causar estragos. Também tem uma queda evidente por Zidane, mas sempre mantém a classe, cortando suas brincadeiras. Assim que raptada, resolve que não deve ser chamada de Garnet, afim de dificultar seu reconhecimento. Adotou, então, o nome "Dagger", e começou a tentar falar de uma maneira mais coloquial. Garnet também acaba descobrindo coisas revelantes sobe o seu passado e sua origem.






Steiner
Sexo: Masculino
Idade: 33 anos
Classe: Cavaleiro
Arma: Espada
Steiner é da guarda real e protetor de Garnet. Ele acaba entrando para a equipe exclusivamente para estar junto à princesa e protegê-la com sua vida, caso ela entrasse em perigo (mesmo detestando Zidane e, inicialmente, estando contra a causa deles). Ele é o capitão dos Cavaleiros de Plutão, os soldados homens de Alexandria. Ele é um cara, digamos, lento - demora para entender e aceitar o que está acontecendo. Tem um flerte com Beatrix, outra capitã de Alexandria, e muita simpatia por Vivi. Com sua força, torna-se muito útil no grupo.




Vivi
Sexo: Masculino
Idade: 9 anos
Classe: Black Mage
Arma: Mage Staff
Vivi é um black mage que foi adotado por um Qu, o qual chama de avô. Com a morte de seu avô, Vivi acaba ficando meio perdido. Ele entra para a equipe quando vai a Alexandria assistir à peça de Tantalus. Vivi não sabe de onde veio, e sua história é um mistério que acaba sendo desvendado ao longo da história; não querendo acreditar que foi criado com o propósito de destruir, ele passa o jogo inteiro questionando o sentido da vida (o nome "Vivi" vem de variações de línguas latinas para "vida" ou "viver"). A princípio é covarde e fraco, mas acaba tornando-se um excelente black mage, muito útil à equipe.





Freya Crescent
Sexo: Femino
Idade: 21 anos
Classe: Dragon Knight
Arma: Spear
Freya é uma Dragon Knight de Burmecia, a cidade da chuva eterna. Ela é amiga de Zidane há alguns anos. Ela encontra o resto da equipe enquanto estava num busca pelo seu amor perdido, que havia saído há alguns anos em uma aventura pelo mundo e nunca retornara.






Quina Quen
Sexo: ?
Idade: ?
Classe: Chef
Arma: Garfo
Quina é um Qu que vivia no Qu's Marsh do Mist Continent. Ele é um chef, e resolve ir junto com a equipe em busca de novos sabores para provar. Na batalha, Quina tem a habilidade "Eat" (comer), pela qual ele aprende as técnicas do inimigo (apenas se ele estiver com baixo HP). Essas técnicas são chamadas "Blue Magics". Ele está sempre com fome e não consegue entender porque humanos cobram dinheiro por comida.






Eiko Carol
Sexo: Feminino
Idade: 6 anos
Classe: Summoner
Arma: Flauta
Eiko é a última sobrevivente de uma tribo de summoners no Outer Continent. Ela vive na cidade destruída dos summoners com muitos moogles, em especial uma moogle que nasceu no mesmo dia que ela e é a sua melhor amiga, estando com ela o tempo inteiro. Ela acaba seguindo o grupo por não querer mais ficar sozinha - além de ter uma forte queda por Zidane. Como Garnet, ela pode invocar Eidolons e usar magia branca. Dona de um temperamento forte, tem também seus momentos mais adultos quando se trata de salvar o mundo.
Amarant Coral
Sexo: Masculino
Idade: 26 anos
Classe: Ninja
Arma: Knuckle
Amarant é um grandão mal-encarado, preferindo sempre a solidão à convivência em grupo. Orgulhoso, acaba seguindo a equipe por ter perdido uma batalha contra Zidane. É procurado como criminoso por culpa de Zidane, sendo bem famoso no Mist Continent. Tem a habilidade "Throw", que é literalmente "atirar". Ele atira itens, gil, armas - o que você tiver sobrando! - e causa um grande dano com isso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário